sexta-feira, abril 22, 2011

Terry Kath, um guitar hero não reconhecido

Quando hoje entre amigos falamos ou por alguma razão lembramos da banda Chicago, o que inclusive é pouco comum, cometemos um grave erro por somente lembrarmos que foi a banda que revelou o vocalista Peter Cetera ou então por ser aquela banda das baladinhas If you leave me now (anos 70) ou Hard to say I'm sorry (anos 80), entre outras..
Na verdade o Chicago, ou originalmente, o Chicago Transit Authority, foi muito mais que isso, trata-se de um combo muito interessante, com um naipe de metal fora de série, digo, o saxofonista e flautista Walter Parazaider, o trombonista James Pankow e o trompetista Lee Loughnane, além do baterista Danny Seraphine, e com 03 vocalistas totalmente distintos: o tecladista Robert Lamm, o baixista Peter Cetera e o guitarrista Terry Alan Kath, ou simplesmente, Terry Kath (B 31'Jan46 D.23'Jan78).

Kath foi um dos fundadores do grupo em 1967 ao lado da turma acima, e toda a impressão equivocada que tínhamos deles foi por água baixo quando fizemos a audição do 1o. album, o homônimo, Chicago Transit Authority, lançado em Abril de 1969. Nesse petardo todas as doses são equivalentes, digo, a voz já destacada ou de fácil assimilação do jovem Peter Cetera, que também faz um trabalho nas 04 cordas excelente, o teclado e a voz já firme (com postura) de Robert Lamm, a trinca de metais soberba, preenchendo o espaço sem excesso, e o peso, distorção, alanvancadas, sujeira, selvageria, efeitos, pegada rocker, solos infinitos, de Terry Kath, além do seu muito bom e requisitado timbre de voz soul. Diz a lenda que em um show da banda, no Whisky a Go-Go em Los Angeles, 1968, quando abriam para Jimi Hendrix, Parazaider escutou de Hendrix: Esse guitarrista é melhor que eu!! 
A nossa percepção é que com o passar dos anos, pós este 1o. registro, é que num todo a banda tende para o lado comercial, não digo um pop descarado, mas as canções não trazem mais uma elaboração tão grande como antes, a parte de sopro parece estar mais presente, e com isso perde força a guitarra de Kath, apesar de ainda encontrarmos músicas onde ele prevalece. 
Lamentavelmente, acidentalmente, Kath dá fim a própria vida brincando  de roleta russa com uma pistola semi-automática onde acreditava estar descarregada, isso prestes a completar 32 anos.

Não deixem de escutar faixas como: It better end soon, Liberation, Free form guitar, Listen, Poem 58, 25 or 6 to 4, Takin'It On Uptown, entre muitas outras e vejam o que ele já fazia ou aprontava no final dos anos 60 e começo dos 70. 


Será que algum dia esse excepcional e subestimado músico terá o reconhecimento não só dos fans, mas também da mídia ?
Detalhes do Cameleone: Participam em 28 de Fevereiro de 1970 do Festival da Ilha de Wight, e segundo o site Wikipedia, o set list da banda incluiu as músicas "25 or 6 to 4," "Beginnings" e "I'm a Man",  sendo a performance deles o que houve de mais relevante (destacada) na noite; Em 1996, a banda lança uma espécie de tributo ao seu guitarrista original, o album Chicago Presents The Innovative Guitar of Terry Kath, mas cá entre nós, muita coisa boa ficou de fora; Terry Kath era tão habilidoso que conseguia ser guitarra solo e rítmica, simultaneamente; ele era um músico autodidata, como dizemos no popular, aprendeu a tocar de ouvido. 

Nenhum comentário: