sábado, junho 25, 2011

The British Blues Boom

O que há em comum entre as bandas Peter Green's Fleetwood Mac, Savoy Brown Blues Band, Ten Years After, Chicken Shack, Climax Chicago Blues Band e a Bakerloo Blues Line ? Além de britânicos, todas estes grupos são ícones de um movimento que ocorreu entre meados e final dos anos 60, a chamada "explosão do blues inglês"
Outra particularidade, e talvez a principal delas, é que todos estes citados foram formados em torno de um guitarrista virtuoso. Identificamos abaixo cada um deles, junto a fatos relevantes:

- O Peter Green's Fleetwood Mac, posteriormente, Fleetwood Mac, foi formado em 1967 após a debandada de Peter Green, Mick Fleetwood e John McVie (este último um pouco depois dos demais) dos Bluesbreakers, de John Mayall. O FM tinha em sua formação original 02 guitarristas, o próprio fundador, mentor, solista e vocalista Peter Green, e ainda o slide-guitar Jeremy Spencer, que dividia vocais com Green. Como se já não bastasse, em 1968, Green contratou mais um guitarrista, o jovem Danny Kirwan, de 18 anos na época.
Fizeram seu debut, na época ainda sem o baixista John McVie, no tradicional National Blues and Jazz Festival, em Windsor, 1967.

- A Savoy Brown Blues Band, ou simplesmente Savoy Brown, formada e  liderada pelo guitarrista Kim Simmonds em 1966 (a propósito, na ativa até hoje), tinha em seu line-up inicial, alem de Simmonds nas 6 cordas, o guitarrista Martin Stone, que só participou do 1o. album, Shake Down, lançado em 1967. Este, depois, foi substituído por Dave"Lonesome"Peverett, famoso por anos depois ter fundado o Foghat.
Em 1974, dentre as rotineiras mudanças no combo, Simmonds testou 02 "novos" guitarristas ao SB: Stan Webb (pioneiro também do blues inglês, como líder do Chicken Shack) e Miller Anderson (ex-guitarra da Keef Hartley Band). O álbum em questão foi o badalado Boogie Brothers. 
Curiosidade do Cameleone: Entre 66-67, o baterista Bill Bruford fez parte também da banda, sem deixar nenhum registro gravado.

- O quarteto blues-rock, Ten Years After, formado no final de 1966, tinha como lead guitar, e nos vocais também, o lendário Alvin Lee, famoso por ter incendiado a platéia em Woodstock com seus velozes solos, principalmente em sua versão de 11 minutos para I'm Going Home, registrada e imortalizada no filme do festival.  

- A Chicken Shack, formada em 65, além de fazer um blues de respeito, ficou famosa também por revelar a vocalista e tecladista, Christine Perfect, que por 02 anos consecutivos (69 e 70) foi a cantora mais votada em pesquisa realizada pela Melody Maker. Ainda em 70 ela se transfere para o Fleetwood Mac. 
Christine foi casada por quase 01 década com John McVie, baixista do Fleetwood Mac.
A CS nos seus primórdios era um quarteto, com destaque para a guitarra de Stan Weeb, que também era o big boss do time. 
Da mesma forma que o Fleetwood Mac, a 1a. performance dos caras, ao vivo, deu-se no National Blues and Jazz Festival, em Windsor, 1967.            

- A Climax Chicago Blues Band, ou apenas, Climax Blues Band, foi formada em 68 e tinha em sua formação 06 músicos, dentre eles um talentoso e jovem guitarrista de apenas 16 anos, Pete Haycock. O líder da banda era Colin Cooper, que além de cantar, tocava saxofone, gaita, flauta e guitarra. Em 1970, excluíram Chicago de seu nome para não causar confusão com a banda americana Chicago Transit Authority.
Infelizmente, para os fans mais radicais, assim como o Fleetwood Mac, o som da banda tomou outros rumos nos anos 70, ficando mais acessível e próximo das FMs.   

- O power-trio Bakerloo Blues Lines, ou Bakerloo, foi fundado no começo de 68, e apesar da vida curta, revelou ao Mundo o guitarrista Dave 'Clem' Clempson, famoso por suas passagens no Colosseum de John Hiseman e por ter feito parte do Humble Pie, em substituição a Peter Frampton. Ainda em 68, ano de sua formação, abriram para o Led Zeppelin, no famoso Marquee Club. Lançaram um album de studio, homônimo, em 69.
Recentemente foi disponibilizado na web um registro da banda gravado na BBC.   

Concluindo, vale também acrescentar que artistas ingleses como John Mayall e o Cream, foram de suma importância pelo seu pionerismo e serviram de inspiração para essas bandas que se formariam logo depois. Além disso, outras 03 grupos (Taste, Jethro Tull e Free) merecem menção neste tópico, ainda que não façam parte diretamente deste acontecimento, mas que surgiram nesta mesma época. O trio irlandês Taste, pelo seu blues-rock matador através da guitarra característica de Rory Gallagher. O Jethro Tull de Ian Anderson, apesar de normalmente rotulado como uma progressive rock band, tem suas origens no blues (com pitadas de jazz), vide o 1o. album This Was, de 1968, tudo isso aliás, graças a personalidade do guitarrista Mick Abrahams, que "peitou" o chefe por esta sonoridade, a propósito, Ian Anderson.. de-to-na na gaita neste disco. Confiram! Por fim, o Free, de Paul Kossoff e cia, nos apresenta seu debut completamente calcado no blues-rock (Walk in My Shadow, The Hunter etc).

 Como uma última curiosidade: estes 03 últimos grupos tocaram no festival da Ilha de Wight, em 70.

2 comentários:

Miss Y disse...

Grande lembrança, os exemplos citados são ótimos referenciais! Esses caras realmente "fazem" a diferença no Rock até hoje, independente do que façam musicalmente. John Cipollina do Quicksilver Messenger Service, Bob Tench - ex HP, porém na fase do Gass que era boa, Eddie Hazel(salve Funkadelic) assim como o Simmonds, "Chauffeur" sem suas notas é inconcebível... o bacana é observar como a arte individual superou os limites de cada banda. Abraços a todos

Cameleone Rock disse...

Oi Miss Y, tudo bem!

É sempre bom tê-la por aqui com seus sempre consistentes comentários.

Na verdade o detalhe deste marco, que foi a explosão do blues inglês, não foi só a importância da qualidade de música gerada nesse período fértil de meados e final dos anos 60, mas também a coincidência de todas estas bandas possuirem um guitarrista de extrema técnica, que por muitas vezes era também o band leader.

Abs!!