quarta-feira, julho 27, 2011

Behind the Drum: Terry Bozzio

Pessoal,
excepcionalmente, o conteúdo dessa postagem não ficou a cargo do Cameleone Rock Blog. Na verdade o texto abaixo trata-se de uma colaboração mais do que especial do grande amigo (quase primo), Carlos Costa, radicado há mais de 15 anos nos Estados Unidos, atualmente em Saint Louis, e que nas horas vagas manda muito bem como baterista.
A idéia dessa participação deu-se quando recentemente fiz o post do Bill Bruford, em seguida recebi uma mensagem por email do Carlos, que já não lembro bem o teor da mesma, apenas me recordo que fazia menção ao grande batera Terry Bozzio, então encomendei a ele um texto que vocês conhecerão agora. Vai daí Carlão..

"Quando se pensa em rock'n'roll, automaticamente se pensa em guitarras.  Depois vem o baixo e assim sucessivamente. Os bateras vem por último.  Todo mundo conhece Keith Richards, mas nem todo mundo sabe quem é Charlie Watts. E ainda menos famosos que os bateristas das super bandas, estão os bateristas de estúdio, estes não chamam muita a atenção, mas se “passam despercebidos”,  com certeza não é por falta de talento.
 
Esse texto tem como objetivo honrar esses dois grupos de músicos, que apesar de não gozarem da notoriedade se comparados a músicos famosos, sem dúvida merecem nossa atenção. 

Focamos então no baterista americano Terry John Bozzio (B.27'Dec50) ou apenas Terry Bozzio, provavelmente o batera mais talentoso das últimas 02 décadas.
É importante dizer que Terry não é um músico de fácil aceitação, seja pelo som complexo e/ou alternativo que constrói, ou ainda por normalmente tocar de olhos fechados, fazendo caretas, meio que em transe, dramático.
Como ele mesmo já afirmou, é díficil para muita gente avistá-lo além de sua monstruosa bateria. Escondido atrás de 08 bumbos, 20 tons e 40 pratos, fica fácil de presumir que Terry se acha o “Deus dos Tambores”, mas todos que o conhecem dizem que é um cara bastante humilde, educado.
Mas quem seria Terry Bozzio?

Terry começou a tocar bateria aos 13, após ouvir ninguém menos que Ringo Starr comandando as baquetas por trás do Beatles.  10 anos após seu primeiro encontro com os tambores, Terry era o baterista de Frank Zappa, um dos grandes gênios da musica.  Frank Zappa sempre manteve os mais altos padrões quando se fala em bateristas.  Entre os bateras que fizeram parte dessa elite, podemos citar: Chester Thompson, Vinnie Collaiuta e Chad Wackerman, talvez os 03 bateristas mais técnicos do mundo.
Após se “graduar” na escola de Frank Zappa, Terry tornou-se um dos músicos de estúdio mais requisitados do mundo, tendo tocado com  Steve Vai, Warren Cuccurullo, Andy Taylor, Dweezil Zappa, Herbie Hancock,  Mick Jagger  e Jeff Beck.
Além das músicas as quais Terry contribuiu, uma de suas maiores contribuições ao mundo dos bateristas é o seu método de composição, baseado em complexos ostinatos (grupo de notas que não muda nunca, usado em música clássica pra dar uma certa unidade a música, ou então, ritmo teimoso, que se ouve ao longo de toda a música).

Atualmente, Terry é um dos clínicos mais bem conceituados no mundo das baterias. 

Há 03 anos, Terry aceitou a proposta de Don Lombardi (dono da DW Drums) e se juntou ao Drum Channel, onde comanda um show semanal.  No programa, podemos ver como Terry realmente é um grande músico tocando ao lado de outros "monstros" das baquetas, como John Moffett, o super batera de Michael Jackson e Elton John; Neil Peart (não necessita introduções) e o brasileiro Aírto Moreira (ex-Weather Report, Return to Forever, entre muitos outros).

Na última década, Terry foi essencial para o desenvolvimento de produtos top de linha, que vieram após Terry se juntar a Don Lombardo e a Andy Zildjian, da Sabian Cymbals.  Terry ajudou a DW a desenvolver vários tipos de pedais, capazes de operar os seus 08 bumbos e 04 ximbais.  Essa linha de produtos ajudou a DW a se tornar um dos maiores produtores de pedais do mundo.  Terry possui também a sua própria linha de pratos, os Radia, que ajudaram a Sabian a se tornar muito mais do que “o filho bastardo da Zildjian”.

Bateristas normalmente ficam escondidos atrás da banda, mas garantimos que esse artista merece a sua atenção. Para os que nao conhecem o trabalho de Terry, recomendamos uma simples busca no YouTube".  

Nenhum comentário: