terça-feira, março 29, 2011

Jack Bruce e a sua predileção por power-trios

Com  praticamente meio século de vida artística, este baixista, conceituado e cultuado pela mídia e fans, é um quase obcecado por trios ou power-trios. Recordamos abaixo suas passagens mais relevantes.

No começo de sua carreira, após passar pela Blues Incorporated de Alexis Corner, pela organização de Graham Bond e pelos Bluesbreakers de John Mayall, Bruce, forma ao lado de Eric Clapton e do baterista Ginger Baker, seu antigo colega de Graham Bond, um dos mais famosos (talvez o mais famoso) power-trio da história do rock... o Cream. Esta reunião de gênios (em todos os quesitos) durou apenas 02 anos, tempo suficiente para o grupo se tornar imortal.
Tentando recuperar-se do tempo perdido, no começo dos anos 70, Bruce envolve-se em outro trio que era chamado pelo 2° nome de cada músico: West, Bruce and Laing, que na verdade eram o guitarrista Leslie West e o baterista Corky Laing, ambos vindos de outro power-trio, o Mountain, recém separado.
Após 03 registros (02 de estúdio e 01 live), a banda se disolve.
No começo dos anos 80, Jack Bruce bebe da fonte novamente e junta-se ao guitarrista Robin Trower e ao batera deste, Bill Lordan, formado o BLT.
10 anos depois, no começo da década de 90, outra tentativa, agora ao lado do irlândes Gary Moore e com o retorno do seu antigo parceiro de cozinha, Ginger Baker, formando o BBM, onde lançam um album de estúdio.
Estamos no século XXI, mais precisamente em 2005, e após quase 40 anos de muita especulação de um retorno, o Cream está de volta para algumas noites no clássico Royal Albert Hall, em Londres. Como era esperado, casa cheia, com direito a vários figurões na platéia, entre eles o guitarrista Brian May (Queen) e o  vocalista Robert Plant (Led Zeppelin), Bruce, recém operado de uma delicada cirurgia de estômago, mantém o timbre, a linha de baixo marcante, a pegada de sempre, detonando todos os clássicos da nata. Deste reencontro é lançado um DVD e um CD duplo dos shows.

 Ligeiro engano para quem achou que este Sr. de quase 70 anos (14 May'43) fosse parar por aí, ufa-ufa.. em 2008 ele reativa a parceria com Robin Trower e dispara 01 CD de estúdio e outro ao vivo dos concertos desta reunião. Detalhe: a banda é um power-trio.
Qual será a próxima parada, perdão, o próximo desafio, hein Mr Bruce?


2 comentários:

Murilo disse...

Graaaaande garoto
Pintando por aqui e curtindo seu blog!

Alias, movimento para a recriação de uma radio rock no dial carioca. Hoje, so a Cidade Web Rock e olhe la!
Alias, achei na 7 de setembro uma loja de DVDs e CDs do KCT. Fomos eu, gordinho (Andre) e o pequenininho (Flavio) e vimos muitas coisas boas. Dentre elas Achei um Creedence Clearwater Revival - Lost Oakland Show. La tinhas outras coisas como Kiss, Skorpions, Aerosmith e mtas paradinhas.
Me de uma ligada e vamos marcar de r lá!
Forte abraço e viva o Rock!!!

Cameleone Rock disse...

Fala brother Murilo!! Bom te ver por aqui cara!!

Pois é, uma pena não termos mais uma legítima rádio rock no RJ. Saudades da Fluminense FM(94.9), a Maldita, lembra? Por isso fico como as duas do Cameleone, lembrando que a logada em Houston (The Arrow), rola o legítimo classic rock. Teste-a depois.

Quanto as lojas de CD, DVD etc, mesma coisa, saudades da Gramophone, Modern Sound etc, a próposito saiu uma matéria no jornal O Globo recentemente sobre as "sobreviventes", tipo, a Satisfaction em Copacabana, a Hard'n'Heavy no Flamengo,entre outras..

Esse Creedence ainda não tive a oportunidade de ouvir, tenho alguns registros ao vivo, mas esse não conheço.

Abs!!