segunda-feira, abril 11, 2011

Paul Chapman.. pé quente!

UFO: Phil Moog, Pete Way, Paul Chapman, Andy Parker e Michael Schenker

A escolha do timbre ideal, o encaixe do acorde perfeito, o peso na medida exata, os riffs, distorções e fraseados precisos, tudo isso misturado a um pouco de sorte, fizeram do guitarrista Paul 'Tonka' Chapman (09 Jun'54), um sucessor no UFO a altura do fenomenal alemão Michael Schenker, isso há pouco mais de 30 anos.

Essa história hoje contada, faz Chapman, o respeitado músico, rir, porém na época causou um grande frio em sua barriga, pois o grupo vinha de uma sequência de grandes lançamentos que o fizeram largar o rótulo de space rock band para se tornarem um dos ícones do hard rock, e eles, lógico, não gostariam de perder esse status tão cedo.

Destino ou não, Chapman já havia tido uma experiência com a banda de Phil Moog e Pete Way, entre meados de 1974 até o começo de 75, como guitarra base para os longos e pesados solos de Schenker, na época não deixou material gravado, entretanto participou da extensa tour e promoção do clássico album Phenomenon, lançado em Maio de 74. Deixou a banda por divergências musicais. 

Em sua 2a. passagem, 1978, o foco de nossa matéria, Chapman retorna novamente como guitarra rítmica, participa do album ao vivo Strangers in the Night, tem seu nome creditado no registro, e é surpreendido com o anuncio oficial da banda para assumir a lead guitar após a desistência de Schenker, que no auge do sucesso retorna ao seu berço, ao lado do irmão Rudolf e cia, aos Scorpions.  

Seu primeiro grande teste chama-se No Place to Run, album lançado em 1980, que reúne material inédito gravado em estúdio e que nos apresenta um arsenal de classic hits, tais como a faixa título que dá nome ao album, e ainda as porradas Gone in The Night, Mystery Train, Young Blood, Lettin' Go, entre outras (muitas dessas inclusive você encontra aqui na Cameleone Radio 1). Como prova da manutenção do status dos tempos de Schenker, basta dar uma conferida no vídeo deles em Dortmund, Alemanha, 1980, onde a banda se apresenta no consagrado programa de TV alemã RockPalast. Fragmentos deste concerto podem ser encontrados no You Tube, conforme o vídeo abaixo. Este show também traz uma outra mudança com a entrada de Neil Carter, nos teclados e guitarra, no lugar de Paul Raymond.

 
Depois seguem The Wild, The Willing and The Innocent (1981); Mechanix (1982) e por último Making Contact (1983), todos em estúdio, e que se não foram tão brilhantes como o NPTR, apresentaram faixas indispensáveis até hoje lembradas pelos fans, desde os mais antigos e radicais aos mais jovens. Não deixem de ouvir: Chains Chains, Long Gone, as baladas Profession of Violence (principalmente o solo desta) e Terri, Makin' Moves, The Writer, Back into my Life, Diesel in the Dust, When It's Time to Rock, etc..
Curiosidade do Cameleone: Chapman, ainda adolescente, fez parte da banda Skid Row, em 1971, em substituição ao irlandês Gary Moore.

Nenhum comentário: