domingo, julho 24, 2011

Happy Birthday Manny Charlton!!


O espanhol Manuel Charlton (B.25'Jul41), conhecido como Manny Charlton, ou Maneco, para os íntimos, célebre guitarrista da formação original da banda escocesa de hard-rock Nazareth, faz hoje 70 anos, isso mesmo torna-se um septuagenário.

Durante 02 décadas, no som cru do Nazareth, o peso nas 06 cordas,  juntamente com a distorção, Wah-Wah, slide (em quantidade e qualidade), fora outros efeitos, deve-se a este cara, perdão, a este senhor. Para quem ainda não conhece ou não deu a atenção merecida a banda, e consequentemente a este músico, confira o trabalho de perto desta fera, através das seguintes sugestões de "pancadas na moleira" do Cameleone: Changin' Times, Woke up This Morning, Vigilante Man, Called Her Name, Jet Lag (com o Manny usando talk box e tudo), para não falar nas triviais Hair of The Dog, Razamanaz, Morning Dew etc.

Manny Charlton, além de guitarrista acima da média, deu continuidade ao trabalho de Roger Glover (Deep Purple) na produção dos álbuns do Nazareth, nos anos 70, incluindo nesse contexto o clássico Hair of The Dog, lançado em 1975. O último trabalho como produtor da banda, foi o elogiado registro No Mean City (1978), justamente onde iniciou um trabalho de duas guitarras com o experiente Zal Cleminson (ex-Sensational Alex Harvey Band). 
Falando ainda em bastidores, Manny produziu também o debut solo do colega Dan McCafferty (vocalista do Nazareth).
Segundo dizem, Manny deixou a banda por divergências musicais e pessoais, em 1990, mesmo ano em que o Nazareth pela 1a. vez tocava no Brasil, infelizmente, já sem a presença dele.
Felicidades Manny Charlton!!

4 comentários:

Romeu Corsino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cameleone Rock disse...

Fala Romeu, tudo bem! Bem-vindo ao Cameleone Rock!

Obrigado pelas palavras de incentivo!

O Prog Resenhas também é muito bacana, muito bem organizado, com ótimos textos! Se me permite, vou explorá-lo mais.

Grande Abraço!

Julio disse...

O Maneco é, na minha opinião,o melhor e mais injustiçado guitarrista de todos os tempos. Belo post.

Cameleone Rock disse...

Fala Julio, tudo beleza?

Primeiramente, obrigado pelo comentário!

Como muitos outros guitarristas da mesma geração, o Manny Charlton é mais um injustiçado. Aqui mesmo no blog eu já havia citado o Terry Kath e o Dave Clem Clempson, que no meu modo de ver também não tiveram/tem o merecido reconhecimento.

Grande abraço e apareça mais vezes!