segunda-feira, setembro 05, 2011

The legendary Dave 'Clem' Clempson

Antes tarde do que nunca. Achei ter certeza da data e vinha pensando em uma homenagem aqui no Cameleone, mas me equivoquei e quase deixo passar em branco o aniversário deste excepcional músico, que também não tem/teve da mídia o reconhecimento merecido ao longo de sua longa e indiscutível carreira de mais de 40 anos sob os holofotes.

Esse flertou com o blues, jazz, fusion, progressivo, hard, e até soul, tocando com inúmeros e conceituados músicos, tais como Jack Bruce, Cozy Powell, Jon Anderson, Billy Cobham, Bob Dylan, Elton John, Richie Havens, além de trabalhos recentes com os alemães da Hamburg Blues Band. Mas apesar deste vasto currículo, ele é e sempre será lembrado por sua passagem em 03 bandas: o power-trio Bakerloo Blues Line (68-69), que o lançou e fez parte do cenário da explosão do blues britânico no final dos anos 60; a seleção de músicos de primeiríssima qualidade no Colosseum (69-71) e o "peso, alma e lamentos" do endiabrado Steve Marriott e cia no Humble Pie (72-75).

Acreditem, apesar da passagem relâmpago deste maravilhoso músico nessas importantes bandas (se somarmos todo o período não temos 10 anos!), esse tempo foi suficiente para David 'Clem' Clempson (05Sep'49) deixar sua marca, seu legado, sua influência em cada uma destas.

Como já falei, no Bakerloo, além de terem feito parte do boom do blues inglês ao lado de bandas como a Savoy Brown, o Ten Years After, Fleetwood Mac, Chicken Shack etc, deixaram 01 álbum de estúdio gravado (existe também um registro live gravado na BBC). 
Tiveram também o privilégio de abrir para o recém formado Led Zeppelin, no Marquee Club, em londres, no longínquo ano de 1968, porém os planos foram interrompidos quando Clempson aceitou o convite do baterista Jon Hiseman, para se juntar a um dos baluartes do jazz-rock/prog na época: o Jon Hiseman's Colosseum, ou simplesmente, Colosseum.

Uma amostra da guitarra criativa e uivante do jovem Clem Clempson, segue abaixo no blues do Bakerloo. O vocal também é do próprio. Curtam!

No Colosseum encontrou músicos experientes do quilate do próprio Jon Hiseman, que havia feito parte da Graham Bond Organisaton, e depois dos Bluesbreakers de John Mayall, tudo isso junto ao amigo e saxofonista Dick-Heckstall Smith, também membro da banda; o tecladista Dave Greenslade, que em 72 formou o combo prog Greenslade; o carismático e marcante vocalista Chris Farlowe, que após o break-up do Colosseum foi tocar com o Atomic Rooster; o baixista Mark Clark, que rodou também por Uriah Heep, Rainbow, Billy Squier Band, Mountain, entre outros.. Em sua 1a passagem pelo Colosseum, Clempson, gravou 03 clássicos álbuns, referência no estilo, repleto de faixas longas e improvisos intermináveis. Foram eles: The Grass is Greener (1970), Daughter of Time (1970) e Colosseum live (1971), fechando um ciclo. Abaixo temos a clássica formação do Colosseum, tocando a viajante Rope Ladder to the Moon, de 1970, porém numa gravação de 1994, quando fizeram a reunião da banda. Detalhe: Da formação do vídeo, apenas o vocalista e o baixista não participaram da gravação original.
Da mesma forma que abandonou o barco no Bakerloo, não pode resistir também ao convite do vocalista e guitarrista Steve Marriott, para substituir o genial guitar-player Peter Frampton e fazer parte do quarteto Humble Pie.
No Humble Pie, encontrou a banda no auge logo após o recente lançamento do derradeiro álbum com a participação de Frampton, o badalado ao vivo, Performance: Rockin' the Fillmore, de 1971. Mas o que ninguém poderia acreditar é que o HP não só manteria esse status como também atingiria o seu melhor momento com Clempson integrado a banda, foi no registro posterior, no infalível de estúdio.. Smokin', de 1972. A matadora 30 Days in the Hole, o blues supremo I Wonder e o petardo Hot'n'Nasty, fazem parte deste trabalho. 
Depois seguem Eat it (1973), que contém a clássica Black Coffee; Thunderbox (1974) e Street Rats (1975), todos sem o mesmo brilho de antes, com a banda tendendo cada vez mais para o soul e fazendo muitas covers (para se ter uma idéia no Thunderbox, das 12 faixas, 6 são covers). A banda encerra atividades, retorna anos depois, porém sem a presença de Clempson.
Segue um vídeo do Torta Humilde, ops, do Humble Pie, com a participação das Blackberries, trio soul incorporado a banda na época.
Essa é classic rock e tem na sua Cameleone Radio 1 Station!
Por fim, nos resta parabenizar esse músico pelos seus 62 anos completos, sendo 04 décadas de rock, e porque não também, enaltecer sua inquietude, seu descompromisso com a acomodação, tentando sempre novos horizontes, confiando em seu potencial, isso serve de exemplo para oportunidades que temos na vida, mas por medo do "novo" deixamos de encará-las. Detalhe: Clempson fez testes também para o Deep Purple, assim que Ritchie Blackmore deixou a banda em 1975, mas o DP escolheu, o muito bom também, Tommy Bolin para as 06 cordas. Parabéns Dave 'Clem' Clempson!

4 comentários:

Miss Y disse...

Eita... fazia um tempo que não postava nada aqui e quando volto sou surpreendida por mais grande matéria, desta vez com um dos meus maiores ídolos! Gosto muito do trabalho que ele fez nos projetos que participou - Bakerloo era fantástico, além de considerá-lo até mais interessante do que Frampton no HP - essa pegada mais pesada é única e inconfundível. Agradeço mais uma vez por lembrarem do grande `Clem` Clempson, parabéns a este blog que não deixa e gente perder a esperança de ver Rock de verdade na net. Parabéns!

Cameleone Rock disse...

Querida Miss Y, novamente obrigado pelas palavras! Para variar, repito: vc é sempre muito bem-vinda aqui!!

Quanto ao que disse, também concordo que o Clempson trouxe mais peso a banda e tenho preferência pela formação do HP com ele, apesar de gostar muito dos álbuns com o Frampton.

A propósito, o registro de maior sucesso deles é o Smookin', o debut do Clempson.
Outro pertardo também indispensável é o live King Biscuit, gravado em 1973, São Francisco, CA.. o Clempson, se não deixou ninguém surdo ao menos estourou uns amplificadores.. hahaha

Bj.

Cristiano Reis disse...

Fala galera !

Muito maneiro o post. Só pra registrar, o próprio Framptom disse no DVD tributo ao Marriot (se não me engano...) que prefere o Humble Pie com o Clempson. Sensacional o King Biscuit ! Um dos melhores registros ao vivo na minha opinião.

Valeu !

Cristiano Reis

Cameleone Rock disse...

Fala brother Bicho!!

Obrigado pela participação enriquecedora.

Além do KBFH, outro live deles que gosto muito é o Whisky a Go Go, de 1969, ainda com o Frampton, porém plugado e a guitarra comendo solta!! Do kct véio!

Abs!