sábado, julho 14, 2012

50 years of Rock'n'Roll !!

Wyman, Richards, Jagger, Watts e Jones: Bons moços.
Pouquísimas bandas de rock terão o privilégio de chegar a meio século de vida, e na estrada, sinceramente não me vem nenhum grupo a mente, e o que aponta / afirma os Rolling Stones como predestinados é que a comemoração por estes 50 longos anos da data de sua estréia no Marquee Club, em London, é que este acontecimento foi em 12 de Julho, isto é 01 dia antes do badalado Dia Mundial do Rock, 13 de Julho. Até nisso os caras podem se vangloriar, e nada mais do que justo acontecer com eles esta incrível coincidência. Extremamente merecido!

Estilo mais despojado adotado (aparência), ainda nos anos 60.
Realmente é um caso a ser estudado a "sobrevivência" dos RL, pois vejam, os caras nessas 05 décadas tiveram o privilégio de rivalizarem com os Beatles; inovaram ao saírem do padrão disco-show, ainda em 68, com a criação do seu próprio filme, Rock and Roll Circus; perderam um de seus principais membros, e fundador, ainda na década de 60, Brian Jones, morto em 1969; se deixaram de participar dos importantes festivais de Monterey, Woodstock e Ilha de Wight, não fizeram por menos e criaram o seu próprio evento, meses após o Woodstock, ainda em 69, o Altamont Speedway Free Festival, que contou com a participação entre outros de Santana, Jefferson Airlplane e Crosby Stills Nash and Young, porém, infelizmente, o acontecimento ficou marcado por violência e mortes. Detalhe: membros dos Hells Angels fizeram a segurança aqui. 
Enfim, nas décadas seguintes a banda teve que encarar modismos (punk, disco, New Wave, só para ficar nessas três), a entrada de um novo colaborador, Ron Wood (até hoje na banda), enfrentou por severas vezes problemas com drogas, desavenças internas, carreiras solos, infinitos e conturbados casos de relacionamentos amorosos expostos na mídia, saída de Bill Wyman nos anos 90, doença (Charlie Watts).. haja fôlego!  

Watts, Taylor, Jagger, Richards e Wyman: 2o. lineup da banda.
Pois bem, e para comemorar esse evento mais do que significativo, vamos brindar os Stones com um clássico de Robert Johnson que ficou imortalizado na versão dos pedras rolantes, Love in Vain, na que eu considero a melhor formação deles (período 69-74), com o jovem Mick Taylor na lead e slide guitar, Charlie Watts na bateria, Bill Wyman no baixo e os glimmer twins, claro, Mick Jagger e Keith Richards, vocal e guitarra, respectivamente. 

Observem o excepcional trabalho de guitarra de Mick Taylor, fantástico músico oriundo do blues, pois havia trabalhado bons anos com o lendário John Mayall, um dos pais do blues britânico.
50 anos depois em frente ao velho Marquee Club.
Como cantarolava o saudoso bluesman Muddy Waters: Pedras que rolam não criam musgo. Estava certo ele. Parabéns Rolling Stones!!

Nenhum comentário: