quarta-feira, junho 06, 2012

The many and same faces of rock - Canned Heat

Definitivamente a vida é um jogo. Devemos saber jogá-la e ao longo dos anos, desde a infância, somos municiados por pessoas próximas e outras nem tanto, como fazer para que o dado role de forma correta. Estrategicamente. Se vamos seguir este ou aquele caminho cabe a nós decidirmos.

Pois bem, ao longo da vida certas frases realmente fazem muito sentido, total sentido, como por exemplo a famosa expressão que os mais velhos sempre exclamam: Tudo que é bom dura pouco.

Essa é uma grande verdade e podemos empregá-la em diversas situações do nosso cotidiano, inclusive no cenário de bandas e artistas do classic rock, pois vejam os 03 ícones dos anos 60, os sempre lembrados Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison, que curiosamente se foram aos 27 anos de idade, mas independente disso, e principalmente, tiveram suas carreiras abreviadas no auge do sucesso, com pouquíssimo tempo de estrada (03, 04 anos), vindos de uma ascensão meteórica, para atingir o topo num estalar de dedos, e em seguida desaparecer, se despedir da vida, como um flash, um cometa. 

Um dos muitos casos dentro desse perfil e da música dos anos 60/70, ocorreu com o fantástico combo americano de blues e boogie-rock Canned Heat, que teve seu embrião formado em 1965 e já em 1970, ou seja, 05 anos depois, teve amputado uma peça importante de sua engrenagem, o jovem, membro-fundador do CH e talentosíssimo músico Alan Wilson, precocemente e coincidentemente, também morto aos 27 anos.

Canned Heat: Alan Wilson é o último a direita (em pé)

Nessa pequena caminhada de meia década, nesse curto período de estúdio e shows, eles tiveram o privilegio de performar em dois dos mais expressivos festivais daquela geração, Monterey Pop (1967) e Woodstock (1969), conseguiram também reunir o que hoje é lembrado/considerado pelos fans e mídia (crítica especializada) como a formação clássica deles (Bob "The Bear" Hite - vocais, Alan "Blind Owl" Wilson - slide guitar, harmônica e voz, Henry "Sunflower" Vestine - guitarra, Larry "The Mole" Taylor - baixo, Adolfo "Fito" de La Parra - bateria) e principalmente, sem estrelismo, conquistaram fama e reconhecimento com sua sincera e profunda música inspirada nos ensinamentos de velhos bluesmen como Willie Dixon e John Lee Hooker, através de clássicos imortais como On The Road Again e Going Up The Country ou em versões como Let's Work Together, Dust My BroomHelp Me, Catfish Blues, entre tantas outras.. 

Anúncio do show dos Doors e também do Canned Heat

Curiosidades do Cameleone: 

 - A banda continua até hoje na ativa, 47 anos depois, com a cozinha do clássico lineup, Larry Taylor e Adolfo de la Parra;
- O Status Quo foi considerado na época pela imprensa musical como a "resposta britânica" ao CH, por durante um período fazer um som semelhante a eles;
- A figura marcante e inqueta do vocalista Bob Hite também se calou, aos 36 anos, 11 anos depois da partida do parceiro e amigo Alan Wílson.

Alan Wilson e Bob Hite: Lendária dupla em ação

Aproveitando, vamos festejar curtindo uma dessas obras antológicas produzidas no período fértil da banda.

Até a próxima!

Nenhum comentário: