quarta-feira, abril 20, 2011

Top 10, ou melhor, Top 12 Guitarristas

Jimi Hendrix (Nascido Johnny Allen Hendrix, posteriormente James Marshall Hendrix - B.27'Nov 42 D.18'sep 70)

Apesar da meteórica carreira deixou trabalhos fundamentais através do seu Experience e da Band of Gypsys, fora a participação nos principais concertos entre 67 e 70 com performances históricas (Monterey International Pop Festival, Atlanta Pop Festival, Woodstock e Isle of Wight Festival).





Eric “Slowhand” Clapton (Nascido Eric Clapp - B.30'Mar45)

O  que dizer de um musico que passou por Yardbirds, Bluesbreakers, Cream, Blind Faith e ainda montou o Derek and the Dominos, tudo isso com 25, 26 anos de idade!?








Jimmy Page (Nascido James Patrick - B.09'Jan44)

De conceituado guitarrista de estudio, a guitarrista dos Yardbirds (1966 a 1968), depois por 12 anos guitarrista e lider de uma das mais influentes bandas de rock pesado: Led Zeppelin. 
  







Jeff Beck (Nascido Geoffrey Arnold Beck - B.24'Jun44)

Dizem ser genioso, mas genial mesmo é o som que este executa há quase meio século desde os primórdios tempos de Yardbirds, passando pelo Jeff Beck Group, Beck Bogert and Appice, etc.



Robin Trower (Nascido Robin Leonard Trower - B.09'Mar45) 

Nos tempos do lendário Procol Harum limitavam seu enorme talento para não ofuscar o teclado e a voz do lider da banda Gary Brooker, por isso seguiu carreira solo de sucesso de 1971 ate os dias atuais. Há alguns anos retomou antiga parceria com Jack Bruce, lancando CD e DVD.



Leslie West (Nascido Leslie Weinstein - B.22'Oct45)  

Pesado no duplo sentido, este vocalista, e principalmente, guitarrista da rock band Mountain, criador do riff inconfundivel da clássica Mississipi Queen, segurou a barra ao lado do batera Corky Laing após o assassinato de Felix Pappalardi, antigo parceiro de Mountain. Mantém ate hoje  a banda na ativa ao lado de Laing. Tocaram  nos 40 anos de Woodstock em 2009.




Alvin Lee (Nascido Graham Barnes - B.19'Dec44)

Velocista das 06 cordas, explodiu em Woodstock 1969, esteve também no Festival da Ilha de Wight em 70, mas já fazia história anos antes com a explosão do blues ingles com o seu Ten Years After. Com a escolha deste músico, nossa intenção é também homenagear outros guitarristas que explodiram no mesmo movimento/período, tais como: Kim Simmonds (Savoy Brown Blues Band), Stan Webb (Chicken Shack), Peter Green (Fleetwood Mac), Dave 'Clem' Clempson (Bakerloo), entre outros..

  
Duane Allman (Nascido Howard Duane Allman - B.20'Nov 46 D.29'Oct 71)

Fera do slide, da mesma forma que deixou uma legião de fans órfãos quando subiu para o andar de cima, deixou um punhado de  música de qualidade gravando ao lado do irmão Greg, na banda dos dois, The Allman Brothers Band. Durante 02 anos e meio, fez inesquecível duo de guitarras com Dickey Betts. Teve tempo ainda para participar, com destaque, na Derek and the Dominos, ao lado de Eric Clapton. Dentre várias canções que poderíamos citar ou sugerir, ouçam Little Martha, acústica, curta, porém que tem muito a dizer, gravada em Outubro de 1971, semanas antes de sua morte.


Johnny Winter (Nascido John Dawson Winter III - B.23'Feb44) 

Albino, vesgo, drogado, magrelo, tatuado ou simplesmente.. a lenda viva do blues Texano do final dos anos 60! Levou o público de Woodstock ao delírio. “Adotou” seu ídolo Muddy Waters nos anos 70, saindo em tours em conjunto. Debilitado fisicamente, toca até hoje, mantendo ainda a mesma pegada do passado. Veio ao Brasil em Maio de 2010.




Tony Iommi (Nascido Francis Anthony Melby - B.19'Feb48)

Canhoto, nem a perda da ponta de 02 dedos da mão direita o impediu de seguir com o seu objetivo. Fez rápida aparição no Jethro Tull em 1968 e consagrou-se no Black Sabbath com seus riffs pesados, letras falando de ocultismo, capas de album assustadoras, acordes sombrios, etc. Sua inconfundível guitarra preta traz entre os trates a imagem de um crucifixo.



Michael Schenker (Nascido Michael Willy Schenker - B.10'Jan55)

Sua 1a. aparição em LP se deu na banda alemã Scorpions ao lado do irmão Rudolf, tinha somente 17 anos. Porém se consagrou na banda inglesa UFO, onde ingressou em 1973, após convite de Phil Moog e Pete Way. Nessa época, com a sua Flying V em punho, elevou a banda ao status de uma das principais bandas de hard rock dos anos 70. Foram 04 registros de estúdio, culminando no estupendo live Strangers in the Night, lançado em 1978. Deixou a banda nos final dos anos 70, retornou aos Scorpions onde participou de mais um album e seguiu vitoriosa carreira solo nos anos 80 com a sua MSG.

Rory Gallagher (Nascido William Rory Gallagher - B.02'Mar48 D.14Jun95)

Quando o assunto é blues-rock, é inegável, de imediato lembrarmos desse irlandês, com seu jeans desbotado e de camisa quadriculada vermelha. Depois de dissolver o trio Taste, banda que havia montado em meados dos anos 60, tendo aberto para bandas como Cream e Blind Faith e participado do Festival da Ilha de Wight em 70, Gallagher não imaginaria que sua carreira estaria por decolar no início dos anos 70. Para se ter uma idéia ele é um dos recorditas (se não o maior) de participações no conceituado Montreux Jazz Festival, 05 vezes, em um período de 20 anos. Ele também dominava outros instrumentos como bandolim, saxofone e harmônica.  

Nenhum comentário: