sexta-feira, março 08, 2013

Tribute to Alvin Lee



Pictured: Alvin Lee in an undated photo from his official website. - Provided courtesy of Alvin Lee / alvinlee.com/
Graham Alvin Barnes (Alvin Lee) B.19 Dec'44 - D.06 Mar'13
Há dois dias uma notícia devastou, pegou de surpresa, deixou incrédulo e sem chão o mundo do classic rock: morreu aos 68 anos o vocalista e guitar hero Alvin Lee, co-fundador do lendário quarteto de blues-rock britânico Ten Years After.
Custei a acreditar quando nesta última Quarta-feira, dia 06 de Março, ao acessar um portal de notícias, vi esta manchete. Na mesma hora liguei para um colega também fan e ficamos nos lamentando com o ocorrido. Segundo o site do músico, ele morreu inesperadamente na manhã do dia 06, após complicações imprevistas em um procedimento cirúrgico de rotina. 

Nestes últimos 24 meses, tempo de vida do Cameleone Rock, o blog fez menção aqui várias vezes ao guitarrista, a principal delas quando o selecionou entre os 12 melhores guitar players dentro do classic rock, e não deixaríamos passar em branco também os seus 70 anos no  fim de 2014, mas infelizmente essa postagem não acontecerá.

Como forma de homenageá-lo aqui mais uma vez, veremos alguns vídeos da formação orginal e clássica do TYA, banda ícone da explosão do blues inglês, que ele co-fundou em 1966 ao lado do baixista Leo Lyons. 

Nesta reunião de imagens incluímos o  registro deles no festival de Woodstock, em 1969, quando a performance individual de Lee no hit I'm Going Home, valorizou e deu extrema visibilidade a banda, além de ter apontado o músico como um dos destaques do evento, se não o maior, lembrando que no lineup deste tínhamos artistas do calibre de Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Who, Canned Heat, entre outros. 
Veja abaixo o que ele aprontou com sua pegada veloz e explosiva.


Aqui vemos a banda se apresentando no festival da Ilha de Wight ou Isle of Wight Festival, em 1970. No detalhe, a platéia completamente em transe, hipnotizada pelo som reto da guitarra de AL. 


Em 1983, para as bodas de prata do mítico Marquee Club, o original TYA torna a se reunir para prestigiar a  casa de shows.


Em Novembro de 1989 lançam About Time, que seria o último álbum de estúdio e de músicas inéditas da formação original do TYA. Tornariam a se reunir noutras oportunidades nos anos 90 apenas para shows. 
Segue o audio da faixa Highway of Love que puxou o álbum na época.




R.I.P. Alvin Lee

3 comentários:

bikerock67 disse...

UMA PENA...ESTAMOS MAIS POBRES,SEM ELE..RIP

Cameleone Rock disse...

bikeock67, com certeza ficou um vazio sem tamanho com a partida de Alvin Lee. O cara influenciou gerações e eh top 10 em qq relação de guitarristas.
Abs

fireplace surround disse...

Alvin Graham is looking cool dude in that photo. xo
- Vinnie